14/08/10

Análise: Surfer Rosa - Pixies



Olá, pessoas que estejam a ler isto (ou que estejam apenas a procurar blogs aleatórios e que por acaso tenham vindo parar a este sítio).
Hoje vou "analisar" (ou seja lá o que é isto que eu estou a fazer) um álbum que me marcou bastante quando o ouvi pela primeira fez. Surfer Rosa dos Pixies, de 1988.
Confesso que o que me despertou curiosidade em ouvir este álbum, foi descobrir que era um dos preferidos de um dos meus ídolos musicais, Kurt Cobain. E não me arrependi nada.
A primeira música com a qual me deparei foi a Bone Machine, que me chamou a atenção pela sua aparente dose de "letra sem-sentido", mas a primeira música que realmente me captivou foi a 4ª música, Broken Face.
O príncipio da canção : "I've got a broken face!!!", seguido de uns sons estranhos feitos por Black Francis, o vocalista principal da banda, nunca mais me saíram da cabeça.
E depois destas 2 canções, mais umas quantas me chamaram a atenção, entre as quais, Gigantic, Where Is My Mind e Vamos.

Na minha opinião encontra-se aqui uma das maiores obras-primas dos anos 80, e um dos maiores albuns algumas feitos pelos Pixies.
Embora se mantenha sempre "á sombra" do álbum Doolittle (com o hit da banda, Here Comes Your Man), é um dos melhores álbuns, aos quais tive oportunidade de ouvir, e aconselho vivamente a que ouçam esta grande colecção de pequenas (apenas em tamanho) de músicas.



Nota Final: 5 (iupii, primeiro álbum a ter nota máxima)





Por: Runaway

Sem comentários:

Enviar um comentário